Maior consciência do corpo, menor risco de lesões!

No próximo domingo, dia 17 de janeiro, Jean Pierre de Oliveira dirige, no Espaço Mouraria Inatel (Rua da Mouraria, 64, Lisboa), a masterclass Yoga Técnico – Biomecânicas no Asana. Entre as 10h30 e as 12h30, os participantes são desafiados a explorar os seus movimentos enquanto praticam yoga e aprender as posturas corretas para uma prática saudável de qualquer exercício físico. Esta sessão insere-se no ciclo de workshops na Mouraria, que o professor de yoga irá promover ao longo de 2016, e tem o valor de 15 euros. As inscrições podem ser efetuadas através do email info@yoga-spirit.pt.

Masterclass de yoga técnico ensina a prevenir lesões. Foto por Mário Fragoso
Masterclass de yoga técnico ensina a prevenir lesões. Foto por Mário Fragoso

Mecânica ou anatomia?

A biomecânica examina o corpo e seus movimentos, somando o conhecimento de princípios e métodos mecânicos e conhecimentos de anatomia e fisiologia. A ideia desta aula de yoga técnico é ajudar à prevenção de lesões frequentes em praticantes de yoga e atletas. Há quatro partes do corpo mais afetadas pelas más posturas e más execuções. São elas: a zona da coluna e costas; a área dos ombros e omoplatas; a tríade braços, cotovelos e pulsos; e, finalmente, as pernas (joelhos, tornozelo e pés).

O princípio base da biomecânica é simples: uma maior consciência do corpo resultará num menor número de lesões. «As lesões crónicas não aparecem de um dia para o outro», explica Jean Pierre. «São processos duradouros e constantes de mau uso ou mau alinhamento». Com esta análise biomecânica, os participantes vão saber quais os efeitos agudos e crônicos dos erros cometidos nas asanas (posturas). Os yogis vão também aprender a efectuar correctamente os alinhamentos, a garantir a estabilidade do corpo e os seus verdadeiros limites de amplitude articular (preservando as articulações). «A grande diferença entre o yoga e os exercícios de ginástica está na consciência do momento presente pela atenção à respiração, ao corpo e, claro às mudanças energéticas e psíquicas proporcionadas pelas posturas», lembra o professor de yoga.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: