Parece uma palavra em sânscrito, mas não é.
Quando era pequeno, recusava-me a comer carne. Não há explicação racional e os meus pais assumiam que eu simplesmente estava a fazer birra… Também não conseguia comer queijo sem ficar mal disposto. Porque será? Reminiscências de vidas passadas? Intuição?
Fui conduzido a aceitar os pratos apresentados a mesa. Fui crescendo, fui comendo… E hoje, detentor de livre arbitrio, sou Flexitariano com tendência Ovo Lacto Vegetariana.
O Flexitariano é aquele que segue a dieta vegetariana, mas que se permite comer carne de vez em quando (e no meu caso, as carnes vermelhas foram excluídas há mais de 16 anos). De forma consciente estou a regressar a dieta alimentar que me era natural enquanto criança.
A norte-americana Dawn Jackson Blatner, especialista em alimentação e autora do livro “The flexitarian diet” (em tradução livre, “A dieta flexitariana”), popularizou a dieta e a levou para as prateleiras das livrarias.
“Essa é uma nova forma de comer que diminui a quantidade de carne sem excluí-la completamente. Tem os benefícios da dieta vegetariana na sua saúde sem ter de seguir regras severas”
“Os Flexitarianos são diferentes de um carnívoro moderado ou de um onívoro, por isso, precisavam ter um nome próprio. Os Flexitarianos acordam todos os dias com a intenção de comer mais vegetais”, argumenta a autora, que lançou recentemente uma nova edição do livro.
Sou Flexitariano e vivo mais feliz.
Foto por Mário Fragoso: http://www.fragosomario.com
Deixe uma Resposta