Quando exercemos o Yoga como profissão, devemos ser organizados, gerir emails, responder a telefonemas, ser pró-activos, desenvolver capacidades de organização. O gestor holístico deve acompanhar as suas actividades com comunicação e algum marketing.
Tal como BRAHMAN (consciência universal) no acto da criação: PURUSHA (ser) e PRAKRITI (natureza objectiva) quando juntos a MAHAT (inteligência universal) resultam nos 3 atributos da natureza ou matéria diferenciada. A consciência criou a matéria (ou material) para se poder conhecer a si mesma.
Assim como é no universo também é no ser. Só assim é cumprido o propósito da existência pois as nossas experiências levam-nos a expandir o conhecimento do Não-físico.
Além de se desenvolver qualidades relacionais de empatia e ser resiliente ao lidar com pessoas, também é necessário receber pagamentos, relembrar pagamentos, emitir facturas e recibos, pagar IVA… Lidar com o dinheiro costuma ser o maior obstáculo à nossa espiritualidade.
Ser um Gestor holístico é entender este princípio da espiritualidade: Escolhemos estar onde estamos e como somos, para ter a oportunidade de participar na expansão da consciência universal, através do acto de criar. Da multiplicidade de criações resultam a diversidade e o contraste: traduzidos pela multiplicidade de gostos e ideias diferentes.
A conclusão é muito simples: É melhor não se preocupar com o teor espiritual das nossas obrigações ligadas as transações financeiras comuns, mas agir de forma consciente (auto observação e contacto com o nosso Eu) sendo assim, um ser espiritual. A gestão e a comunicação são actos de criação, e o Gestor holístico deverá agir (karma) sem receios de ser visto como “materialista”, pois o material é inerente ao espiritual.
Um não existe sem o outro. Assim é a vida.
Para ler uma versão mais completa deste texto: AQUI
foto por Mário Fragoso: www.fragosomario.com
Deixe uma Resposta