As oportunidades do Yoga

O Yoga é conhecido por ser a oportunidade ideal para nos conhecermos melhor, por dentro como por fora, permitir explorar as potencialidades que são oferecidas pelo corpo ao fomentar a expansão orgânica do mesmo, enquanto que um corpo fechado sobre si, reflexo duma consciência corporal pouco desenvolvida, irá criar atrofio, estagnação e eventualmente a sua própria deterioração com contraturas e lesões mais ou menos profundas.
Pequenas alterações incluídas nos alinhamentos dos Asanas serão mais benéficas do que repetir movimentos da mesma forma vezes sem conta, numa prática que se poderá igualmente tornar rotineira e aborrecida ao restringir a área de exploração e a capacidade de expansão corporal, levando a estagnação física e mental.

Criar espaço para potenciar a expansão do corpo
Para sentir liberdade, é necessário criar espaço no corpo para deixar circular a sua energia. Com pequenos ajustes podemos criar grandes diferenças na prática do asana e transformar a nossa experiência da mesma. Consoante a definição dos objectivos definidos perante os asanas, podemos modificar os seus alinhamentos e assim explorar diferentes ângulos de uma mesma postura. Esta abertura perante novas experiências leva ao desenvolvimento do ser, quer seja ele interior ou exterior.

Em V invertido: Adho mukha svanasana
Muito dos meus alunos têm tendência para não aproveitar o espaço do tapete em Adho mukha svanasana, numa postura muito fechada com os pés e as mãos demasiado próximos.
Gosto de lhes relembrar que o tapete tem 1,80m e que podem aproveitar todo o espaço disponível. Um V invertido mais aberto, com mais distancia entre os pés e as mãos, irá fortalecer mais o “core”, permitir o ajuste de alinhamentos mais saudáveis ao repartir melhor o peso do corpo, anteriormente todo colocado nas mãos (principalmente nos punhos), libertar a pressão nas articulações e alongar mais os músculos.

Em Uthanasana e Tadasana
Se tem tendência para trancar a articulação do joelho, está colocar muita tensão no mesmo e corre o risco de hiperextensão. Experimente soltar está tensão desnecessária que leva muitas vezes a um desalinhamento corporal em escala. Poderá parecer lhe mais difícil manter a permanência no asana, pois terá os músculos das pernas muito mais activos. Os ganhos far-se-ão sentir rapidamente obrigando a uma maior consciente corporal e a uma tonificação muscular mais evidente.

IMG_5371.JPG

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: