Quando busco inspiração e motivação abro o facebook, o Youtube ou o Instagram e vejo aqueles que me dão a ideia que há sempre tempo para a prática e que não custa parar por uns minutos para alongar e esticar o corpo. Percebo que a regularidade da prática (yoga sadhana) é fundamental e que me irá trazer benefícios. Sei e percebi quais são. Sei que sabe bem e sei que é o que quero: Sentir me bem. E fico com vontade de sentir o deleite da prática embrenhada em consciência do corpo no presente momento…
Mas na verdade, há dias em que me custa, há dias em que me é difícil pensar que preciso de entrar em acção (Karma). A mente quer vencer a minha consciência. A mente quer vencer(me). Parece-me que estou cansado, que o corpo e a mente não conseguem mais esforço hoje, e provavelmente amanhã também não…
Quero desistir do esforço que requer a prática e a mente diz “é isso rapaz, faz o contrário do que sabes que te faz bem, porque assim terás com que me ocupar, a remoer-te de culpa e remorsos. Assim serei alimentada e poderei manter-te neste mundo de fumo, imaginário e subjectivo, na terra do nunca, em Maya“.
A vida passa no instante neste corpo e preciso da prática física do Asana para desentorpecer a minha mente e de alimentar a consciência que escolhi para definir as minhas atitudes e decisões. Se eu ficar no sofá, instala-se no pensamento o sentimento de culpa, pois sei que o que me faz bem é tão fácil na verdade… Sinto que preciso de tratar do corpo como preciso de cuidar da mente. A disciplina mental reflete-se na minha prática de Asana. Se hoje eu não for para o tapete, estarei eu a dizer-me que não estou a ser honesto comigo próprio, com os meus princípios?
É difícil. Sim é difícil! O Yoga é difícil! Mas é esta dificuldade que me desafia e motiva. Sou o único que me pode mudar, sou aquele que tem o poder de decidir pois tenho livre arbítrio sobre o que fazer comigo próprio. O corpo pode estar cansado e a mente doente, mas não há nada como a sensação de ter arregaçado as mangas e de por as mãos na massa!
Vamos a isto e praticar agora!
Deixe uma Resposta