Queques de aveia e banana, a receita da Sofia.

Samantha Five Heart Home
Foto via Samantha Five Heart Home

Sofia A. Rodrigues, nutricionista
Blog Nutriente Secreto
Facebook/nutrientesecreto

A aveia é um alimento funcional muito rico em proteínas, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas do complexo B e E, minerais como o zinco, silício, selénio, ferro, magnésio, fósforo e cobre. O seu consumo está associado à redução do colesterol-LDL, equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, redução do apetite, aumento do trânsito intestinal e eliminação de agentes cancerígenos que se formam ao longo do processo de digestão das gorduras (o efeito anti-tumoral deve-se à presença de fibras solúveis denominadas Beta-glucanos). É um alimento que atua na formação do colagénio promovendo a firmeza e elasticidade da pele. Tem também nutrientes que fortalecem as unhas e o cabelo.

A Banana é o fruto mais consumido no mundo e está disponível durante o ano inteiro. É um alimento energético, rico em açúcares, fibras alimentares, vitaminas A, B e C, potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês, e fluoreto. O seu consumo reduz a pressão arterial, a ansiedade e o stress, aumenta a saúde dos ossos e dos olhos, favorece a boa digestão e melhora o trânsito intestinal. Alie as qualidades nutricionais deste dois alimentos e comece o dia com muita energia e boa disposição.

Receita (8 queques):

• 100 g flocos de aveia;
• 1 maçã;
• 2 bananas médias maduras
• 3 ovos;
• 50 g de farinha de centeio integral;
• 5 tâmaras;
• 8 amêndoas com pele;
• 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco;
• 1 colher de chá de canela;
• 10 g de fermento.

Preparação:

  • Triture a aveia + maçã + banana + tâmaras + amêndoas.
  • Em seguida, adicione os restantes ingredientes, exceto farinha e fermento, e mexa bem até formar  uma massa homogénea. Junte a farinha e o fermento e envolva (sem mexer muito).
  • Coloque em formas de queque e leve ao forno previamente aquecido. 30 a 35 minutos a 180 ºC

Notas:

  • Os queques podem ser guardados em frasco hermético (4 dias);
  • Podem ser congelados para consumir mais tarde;
  • Quem tem crianças em idade escolar, pode aproveitar os queques que sobram do pequeno-almoço para um dos lanches da semana;
  • Os flocos de aveia podem ser substituídos por outros flocos de cereais integrais como centeio, cevada, quinoa, etc…
  • A banana pode ser substituída por cenoura, beterraba, pera, pêssego ou manga.

Posted

in

by

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: