Quando surge a esperança: O Yoga!

Quando procuramos motivos para praticar Yoga ou quais os benefícios de uma prática regular, aparece-nos uma quantidade de argumentos práticos, uma lista de benefícios que nunca mais acaba. E todos são válidos.

No fundo a principal motivação e necessidade para praticar provém dum sentimento de descontentamento geral e muitas vezes mal definido, que não precisa de ser relativo a um aspecto específico das nossas vidas. É um sentimento abrangendo a nossa vida em geral. Estamos insatisfeitos e precisamos de algo mais. Queremos sentir-nos bem e ponto final.

Estamos numa sociedade exigente, visual e mentalmente desgastante. Estamos decepcionados com a imagem do nosso corpo, sentimos-nos psicologicamente sugados pelas exigências das nossas vidas sócio-profissionais cada vez mais aceleradas e não conseguimos antever a luz no fundo do túnel. Parece não existir a esperança de se encontrar uma saída a este inferno diário…

E é quando surge a esperança: O Yoga!

O Yoga promove a nossa habilidade em afastar os pensamentos que são a origem das nossas insatisfações. Com o tempo e a prática regular ficamos mais centrados, mas estáveis. Desenvolvemos  a nossa capacidade de introspecção, de auto-observação, de aumentar o nosso auto controle, de deixar de ser impulsivo e de ser cada vez mais quem Somos realmente e não ser o que Achamos que outros querem que sejamos.

É sempre possível encontrar uma abordagem que se adapte a nossa situação, não são exigidas habilidades específicas para se iniciar uma prática regular e até o podemos fazer sozinhos em casa, ao abrigo dos olhares indiscretos. As ferramentas oferecidas pelo Yoga acabam por suscitar um interesse natural e devolver a esperança do Santo Graal.

Com o Yoga revertemos a atrofia corporal e acalmamos a mente. Sentimos alívio. Algo muda, a insatisfação dissipa-se e a vontade de expansão instala-se. Isto é o Yoga, estamos a caminhar rumo a vida que queremos .

Jean Pierre de Oliveira
Foto por Mário Fragoso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: