Barriga lisa e Ayurveda

Não há dúvidas que tudo muda com o tempo. O nosso corpo é uma destas coisas que, sem darmos por isso, já não é o que era! E não me estou a só referir ao seu aspecto físico, mas principalmente ao seu funcionamento.

Sabiam que na Ayurveda, ciência indiana para uma vida saudável, o bom funcionamento do aparelho digestivo é indicativo de uma boa saúde? Se tiver barriga inchada ou gazes persistentes, estes são os sinais de um aparelho digestivo disfuncional.
Todos os cuidados são poucos e percebemos que pouco sabemos da dieta mais adaptada a nosso tipologia. Segundo a Ayurveda, existe em 3 principais tipos de pessoas: os Vatta, os Pitta e os Kaffa

Mas felizmente, existem muitos remédios caseiros que podemos ir buscar a tradição Ayurvédica para prevenir desconfortos intestinais como o inchaço e os gazes que, além de desconfortáveis, tornam a barriga inestética.

Depois de vários anos de disfunções intestinais, estou a caminho de curar o meu sistema digestivo e transformar a minha saúde seguindo diariamente umas directrizes Ayurvédicas bem simples que só necessitam de alguma disciplina…
Aqui seguem as minhas preciosas dicas:

1. Comer alimentos cozidos e evitar bebidas frias
Na Ayurveda, o sistema digestivo é descrito como sendo como um “fogo”. Sendo assim, cada vez que lhe enviamos água fria ou comida crua, estamos a apagá-lo.
A comida fica como pre-digerida quando cozida o que não obriga o nosso “fogo” digestivo a trabalhar tanto, sendo-lhe mais simples e rápido transformar a comida em energia para alimentar o corpo.

2. Acrescentar especiarias digestivas
Recomenda-se o uso de algumas ervas para aumentar o “fogo” digestivo, tal como sementes de Cuminho ou Cuminhos moidos, sementes de Funcho, Gengibre fresco e Hing (asafetida).

Pode utilizar estas ervas sempre que cozinhar e mesmo que não cozinhe, pode sempre acrescenta-las as suas refeições.

3. Mastigar com calma
Na Ayurveda é tão importante o que come que a forma de comer. Comer rapidamente afecta a sua digestão e leva indubitavelmente a criação de gazes e inchaço.
Tomar tempo para comer e mastigar lentamente obrigam a manter a atenção no momento e na comida em si. A tendência de engolir ar diminui e o processo digestivo melhora.

Este é um pequeno hábito que poderá fazer muita diferença…

4. Mastigar sementes de funcho depois das refeições
Já repararam certamente que nos restaurantes indianos existe sempre um pratinho com uma mistura de sementes de funcho para mastigar enquanto efectuam o pagamento?
As sementes de funcho são reconhecidas por acelerar a digestão e evitar a formação de gazes.

Se já tentou de tudo e mais um pouco para restabelecer a sua saúde intestinal, experimente estas pequenas dicas e verá o seu resultado em poucos dias… É mesmo incrível a diferença que se sente quando a nossa alimentação passa a ser sempre cozida e que deixamos de ingerir bebidas frias! A barriga fica mais lisa e ficamos com mais energia!

17181723_new

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: