Como é ser professor de Hot Yoga?

A minha experiência como professor
Há já alguns anos, fui chamado para substituir o prof. residente de Hot Yoga em Lisboa  e cheguei a ser um dos primeiros professores da modalidade na cidade.
Não me foram dadas quaisquer recomendações e/ou indicações para me orientar nas minhas primeiras aulas em sala aquecida. Fui literalmente atirado aos “bichos”…
Fiquei perplexo… Uma prática tão exigente como esta deveria ser obrigatoriamente mais segura, mas as práticas, conforme lecionadas na altura, eram pouco técnicas e as instruções de alinhamentos quase inexistentes…

Há aulas de Yoga e aulas de Hot Yoga
Para mim, e é um facto adquirido, o professor deve ter conhecimentos aprofundados de anatomia e/ou de biomecânicas, mas também conhecimentos sobre os efeitos do calor no corpo humano em esforço para se estrear em dar aulas de Hot Yoga.
É preciso um trabalho de preparação prévio antes de se poder adquirir o conhecimento pela experiência. Não se dá uma aula de Hot Yoga como se dá uma aula de Yoga tradicional.

Em 2015, quanto voltei a ser contactado para conduzir aulas de Hot Yoga em Lisboapensei duas vezes antes de aceitar… Mas gerencia da Academia tinha mudado e o trabalho podia ser feito de forma diferente…

Uma proposta desafiante
Aceitei o desafio, pois desta vez foi-me possível fazer as coisas de outra forma. A minha experiência como professor, contando já com milhares de horas de yoga por ano, quer seja em formação ou em aulas regulares, a minha curiosidade natural e o gosto pelo estudo, levaram-me a querer aprofundar as questões ligadas ao assunto, essencialmente sobre os efeitos do calor na fisiologia e no metabolismo humano.

Saber é Segurança 
Pesquisei, informei-me e estudei. Debrucei-me sobre o tema o suficiente para diferenciar os mitos da realidade. Fui apurando algumas técnicas para oferecer práticas mais seguras aos alunos da Yoga Live Academy, onde decorrem as aulas várias vezes por semana e sentir me mais confortável durante os 90 minutos de aula.

As aulas também são intensas para o professor
As condições são agrestes para o professor! As flutuações do som da maquinaria em barulho de fundo obrigam a uma constante gestão da voz durante toda a aula. O chão é escorregadio, o ar quente condiciona a projeção da voz e dificulta a respiração entre duas instruções. Também se transpira ao dar uma aula de Hot Yoga Tónico!

O trabalho compensa é claro… Rapidamente o sucesso fez-se sentir, levando a publicação de vários artigos na imprensa, em blogues e até a uma entrevista na SIC Noticias.

Veja também:
. Hot Yoga Tónico: Emagrecer e tonificar
. Hot Yoga Tónico: 10 coisas que deve evitar
. Hot yoga Tónica: Tudo o que precisa de saber

hot_59

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: