Quando me perguntam o que é ser um bom professor de Yoga, a primeira coisa que me apetece dizer é que não tem a ver com o domínio das posturas de Yoga mais extravagantes ou manter uma invertida na cabeça indefinedamente sem vacilar. Ser um bom prof é no fundo, ser um bom prof e ponto final.
É ser humilde e não deitar as pessoas abaixo com demonstrações exuberantes e narcisistas. Não é dizer aos outros o que está bem ou o que está errado pois quem decide, es tu, o aluno. Deves criar a tua própria avaliação, se concordas ou não. A vida é feita de diversidade e existem milhares de formas de fazer ou dizer uma só coisa. Ser um bom prof é partilhar e não só demostrar. É ser um estudante na alma, querer mais experiências da vida e partilhar a informação com os outros.
Penso que o que faz dum professor ser um bom professor é a forma como consegue motivar e inspirar as pessoas. O que dificilmente acontece quando os professores exibem exegarademanete a suas habilidades. Mas isto é só a minha forma de ver as coisas, quem deve criar a sua própria ideia, es tu.
Ser honesto, autentico e falar abertamente é definitivamente uma característica do bom professor. Estar apaixonado pelo que se faz é muito importante. Estou apaixonado pelo bem estar e pela saúde em geral, quer seja fisica ou, sobre tudo, mental e estou continuamente a procura de saber mais, a querer aprender mais para poder partilhar com os outros. Quando sinto que os outros ficam entusiasmados com estas partilhas, que há um feedback positivo, fico ainda mais motivado em procurar mais para partilhar mais.
Não há, de facto, nada de mais satisfatório do que dar.
No fundo, para mim, o bom professor é aquele que dá por gosto.
foto por: http://www.fragosomario.com
Deixe uma Resposta