Yoga no escritório! 5 posturas para praticar sem ter de picar o ponto.

Corrigir a nossa postura é um trabalho que não devemos reservar apenas para as aulas de Yoga e de Pilates ou para os breves momentos de consciência que temos durante o dia. É um trabalho que se quer constante. Idealmente, é um treino que se quer diário e que só ‘termina’ no momento em que o nosso corpo comece a sentir-se confortável e natural com as posturas e alinhamentos correctos. O yoga ajuda. Mas nem sempre há tempo para as aulas de yoga que o corpo precisa. Por isso, há que levar um pouco do que aprendemos nessas aulas para o nosso dia-a-dia. Eis cinco asanas que pode fazer no escritório em menos de 5 minutos e que vão ajudar o seu corpo a sentir-se mais leve e flexível e ainda vão ajudar a ter uma digestão mais fácil.

Marjari Asana

A coluna está sempre em esforço quando passamos horas sentados em frente a um computador. Ajude-a a relaxar com um exercício simples: a postura do gato. Com os joelhos, as mãos no chão e o peito do pé, todos em linha paralela, inspire contraindo o abdominal e trazendo a bacia para a frente, ao mesmo tempo que relaxa a cabeça. Expire, subindo a cabeça, descontraindo o abdominal e levando a bacia para cima e para trás.

Postura do Gato

Ardha Matsyendrasana

Para ajudar a sua digestão, experimente a postura Ardha Matsyendrasana. Sentada, dobre a perna esquerda, colocando a coxa em contacto com o chão. Coloque o pé direito junto ao joelho esquerdo e use o antebraço esquerdo para puxar o joelho direito para junto do seu tronco. Estique a coluna e volte o queixo para o lado direito. Sinta a torção à medida que inspira e contrai o abdominal e expira descontraindo o abdominal.

ArdhaMatsyendrasana

Parshva Konasana

Assuma a postura do corredor. Com o pé direito entre as duas mãos e o pé esquerdo atrás. Volte o seu corpo para o lado e a cabeça para cima, olhando para o tecto. Coloque a mão esquerda na anca e devagar leve o braço direito ao tecto e depois faça-o passar por cima da sua cabeça. A postura vai ajudar a alongar e descontrair a coluna, garantindo que não se vai sentir preso durante o dia.

parsvakonasana

Vriksasana

A posição da árvore é simples e vai ajudar a repor o equilíbrio do corpo, activando os músculos também. O pé esquerdo fica no chão. O pé direito é colocado sobre o joelho esquerdo, em apoio. Ombros para cima e para trás e as mãos junto ao peito, com o polegar a apontar ao coração.

Vriksasana

Virabhadrasana

Também conhecida como a posição do guerreiro, é perfeita para ajudar a perder peso, preservando articulações e colocando um esforço máximo nos seus músculos. Comece em tadasana (postura da montanha), com os pés colocados à largura das ancas. Dobre a perna direita para que esta fique a um ângulo de 90 graus. O joelho fica direito em linha com o calcanhar e anca à altura do joelho. Consoante o seu nível de flexibilidade a perna esquerda pode ficar esticada ou ligeiramente fletida mas deve sempre ficar activa. Estique os braços pela frente e em direcção ao tecto. Não deixe os ombros subir: Junte as palmas das mãos, entrelace os dedos, menos os indicadores que ficarão esticados. Alinhe os braços pelas orelhas e incline o corpo para frente. Posicione o peso do corpo entre a base do dedo grande e calcanhar. Consoante a sua flexibilidade a perna direita poderá ficar mais ou menos esticada. Se esticar muito, destranque o joelho para não levar todo o peso do corpo para a articulação. Alinhe o seu corpo em T. Mantenha a perna esquerda activa e o umbigo para dentro. Não olhe em frente, olhe para o chão mas não para o pé direito. Estabilize a postura ativando os músculos e mantendo uma respiração longa.

postura do guerreiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: