O alinhamento é importante. O alinhamento é o do corpo no Asana e o da mente no momento presente, em que o pensamento deixa de fluir e que a “presença” permanece. Este alinhamento é bidimensional: Representa o equilíbrio interior no mundo das formas e das aparencias.
Na prática do Asana, podemos utilizar o corpo como ponto de ancoragem da nossa atenção, afastando-nos dos Vrittis, dos pensamentos supérfluos. O alinhamento postural é a nossa porta de entrada para o momento presente. Contudo, a importancia do alinhamento na prática pode ser desviada do seu propósito para uma ideia exagerada da perfeição, quando perdemos de vista o seu objectivo primário: O de manter a consciência no momento presente sem ser distraído pelo pensamento, o que nos pode levar a criar lesões por falta de foco e de consciência corporal ao exigir do corpo que responda as exigências do Ego.
O físico é a única forma de experiênciar o espiritual. O físico é instrumento da espiritualidade, podendo ser o seu maior aliado, o seu alicerce, mas também o seu maior perigo… Dai a importância da matéria e do mundo físico, pois não podemos viver sem ele se queremos cumprir o nosso Dharma, o nosso propósito ultimo: Transcender a forma para regressar a consciência suprema, a bem aventurança: “SAT CHIT ANANDA”.
Não há consciência do Eu sem consciência do Todo. A espiritualidade e a materia(lidade) são os dois pratos da mesma balança. O nosso ponto de equilíbrio está na justa repartição destes dois conceitos no nosso quotidiano. Um não existe sem o Outro. Não se pode entender a espiritualidade sem experienciar o mundo fenomenal, o mundo das coisas e dos objectos. Só precisamos é de manter o foco para nos alinharmos com o que realmente importa.
Deixe uma Resposta