Ser professor de yoga, é ser um estudante na alma

Gosto tanto de ser aluno como de ser professor. Estar apaixonado pelo que se faz é muito importante. Estou apaixonado pelo bem estar e pela saúde em geral, quer seja fisica ou mental e estou continuamente a procura de saber mais, a querer aprender mais para poder partilhar com os outros. Quando sinto que os outros ficam entusiasmados com estas partilhas, que há um feedback positivo, fico ainda mais motivado em procurar mais para partilhar ainda mais…

Manter a minha vontade de aprender independentemente da minha experiência, do meu passado e situação presente, é o que me permite criar o equilibrio e a liberdade de que necessito para continuar a explorar esta maravilhosa oportunidade que é de viver o mais plenamente possível. Não há, de facto, nada de mais satisfatório do que dar. No Yoga, trabalho e lazer acabam por se diluir um no outro. Poderá haver melhor forma de viver que a minha?

Quando se demonstra Asanas não se trata de impressionar com poses de tipo “fancy”, trata-se muitas vezes de trabalho técnico para perceber os desalinhamentos comuns e pensar como ajudar os praticantes a entender como podem melhorar o seu próprio alinhamento relembrando que por vezes o mais adequado em termos mecânicos não é de todo o que chamaríamos de “esteticamente” mais apelativo, mas será com certeza o mais adequado para expansão e bem estar corporal.

O professor deve manter-se atento e presente no momento em que os alunos precisam dele. O professor deve entregar-se a aula sem se perder nela e estar presente para os seus alunos. Dar uma aula é isto mesmo: DAR. E para dar, também temos de trabalhar duro, sair da nossa zona de conforto, fazer o que pensávamos nunca conseguir para vencer com sorriso no coração e felicidade estampa na cara. Também a mim me custa aquecer os músculos e desenferrujar as articulações.

O Yoga é como um oceano repleto de tesouros improváveis e riquezas deslumbrantes. Cada vez que procuro aprofundar conhecimentos chego a conclusão que muito pouco sei mas trago sempre comigo a minha beginner’s mind extasiando-me perante tanta sabedoria disponível e acessível para quem a procurar e quando me perguntam o que é ser um bom professor de Yoga, a primeira coisa que me apetece dizer é que não tem a ver com o domínio das posturas de Yoga mais extravagantes ou manter uma invertida na cabeça indefinedamente sem vacilar… Ser um bom prof é no fundo dar sem contar.

Gosto de me deparar com outros professores que como eu sabem e gostam de ensinar coisas serias com sentido de humor. Não é por colocar sorrisos na boca dos outros que se perde o sentido e a profundidade dos ensinamentos. Penso que o que faz dum professor ser um bom professor é a forma como consegue motivar e inspirar as pessoas. Não é dizer aos outros o que está bem ou o que está errado pois quem deve decidir é o próprio aluno. O professor deve manter vivo o pensamento que a vida é feita de diversidade e existem milhares de formas de fazer ou dizer uma só coisa e deve adaptar os seus conhecimentos as pessoas que o procuram.

Ser um bom prof é amar partilhar, é ser um estudante na alma, querer mais experiências da vida e partilhar a informação com os outros. Ser honesto, autentico e falar abertamente é definitivamente uma característica do bom professor. Estar apaixonado pelo que se faz é muito importante. Dar aulas deve ser uma paixão. A paixão pelos outros. É pôr de lado o queremos fazer (para nós, professores) e proporcionar aos outros a experiência transformadora que procuram. Quando queremos dar aulas de Yoga, devemos ir além do nosso amor e gosto pela nossa própria prática pessoal e procurar transmitir esta paixão!

No fundo, para mim, o bom professor é aquele que dá por gosto.

pray

Créditos da foto: Mário Fragoso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: