A ignorância, o sofrimento e o Yoga

É comum ouvir-se dizer no mundo do Yoga que o sofrimento é inerente à ignorância. Esta ignorância é a ausência da necessidade de procurar o conhecimento (auto-consciência). É aquela que deriva da personificação do EU e de acharmos que somos quem os outros vêm ou de achar que somos o que sabemos. Ao estudar o Yoga e a sua filosofia, também se entende que demostrar qualquer conhecimento (ao seja o que entendemos através do estudo) sem que este nos seja solicitado,  é meramente fruto do Ego.

O sofrimento é aquele que emerge das posições que decidimos assumir para marcar posição e afirmar a nossa identidade ou aceitar dos outros o que não decidimos para nos.

EU torno-me o centro de tudo o que sou, de tudo o que faço”

Os psicólogos chamam a estas personalidades as narcisistas: vivem embevecidas no seu EU e no reflexo desse mesmo EGO, deixando de perceber o que é real e o que é reflexo.

Quanto maior o conhecimento, menos nos deveria preocupar demostrar o que sabemos, que conhecimentos fazem parte do nosso enriquecimento. Quanto mais sabemos, mais nos deveríamos deixar de centrar na necessidade de opinar ao percebemos que outros não terão estes conhecimentos e deveríamos decidir deixa-los afirmar as suas opiniões (egos) sem criarmos conflitos e sem levantar questões ou dúvidas.

Cada indivíduo tem o seu trajecto, o seu caminho, a sua procura e verdade, mesmo que isso implique não querer procurar, ficar preso no mundo da ilusão (MAYA). Quanto mais sabemos, menos precisamos de levar os outros a entenderem e a reconhecerem que já sabemos muito.

No fundo, percebemos que a verdade tem muitas facetas, e que a minha perspectiva da verdade não é mais do que isso mesmo, a minha perspectiva da verdade: quanto mais sabemos mais entendemos que a verdade é relativa. Não há necessidade em provocar ou contrapor opiniões ou mesmo afirmar ideias ou conceitos. Simplesmente não existe essa necessidade.

Jean Pierre de Oliveira
Foto por Mário Fragoso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: