Como apreender Yoga com excesso de peso ?

Na maior parte dos casos, o mais difícil será passar a porta de estúdio de Yoga, pois o Google já nos disse que do outro lado da porta, só iremos encontrar pessoas magras e com corpo de atleta… Mas no fundo, o processo é o mesmo para todos: o primeiro passo é sempre o mais difícil! Se decidirmos que algo deve mudar e que esta determinação consegue superar os nossos medos interiores, então não há outro caminho senão seguir em frente, apesar de sabermos que será duro! Este é provavelmente um ensinamento importante: cultivar a força de vontade.

Deve ser logo equacionado que, para uma pessoa com mais volume corporal, qualquer postura será um maior desafio do que para uma pessoa com características dentro da média e definidas como “normais”. O corpo mexe-se mais devagar, as transições demoram mais tempo a serem executadas e na ausência de aulas específicas e adaptadas a pessoas de “tamanho XL”, como é o caso de Portugal – onde o Yoga ainda tem muito para se desenvolver e convencer o público – o melhor é escolher uma aula de iniciação que permita estas adaptações.

De facto, um simples “levantar os braços por cima da cabeça” irá requerer mais esforço e o tempo de movimentação será mais longo. Se a primeira experiência não foi positiva, aprenda com os erros! Não hesite em investir em si! E porque não marcar pelo menos uma ou duas aulas personalizadas para perceber quais serão as suas dificuldades em aula e como contorná-las? Seja proativo e evite os inconvenientes das correções do seu professor a meio da aula. Irá evitar chamar a atenção dos outros yogis para as suas limitações físicas.

Evite desconfortos e sensações de desajuste, fale sempre com o seu novo instrutor antes da aula. Peça para ficar mais para trás, e se não conseguir seguir o ritmo, faça a aula saltando as posturas demasiado exigentes e substitua-as por outras mais adequadas nesta fase de adaptação.

Também pode procurar no Youtube vídeos de Yoga com adaptações para “corpos largos”. Os americanos – por terem cerca de 36% da população adulta com excesso de peso – são prolíficos em tutoriais de práticas adaptadas e ricos em dicas. Com preparação e uma prática regular, irá agilizar-se independentemente da sua condição inicial, ganhando mobilidade e confiança. O próximo ensinamento é, claramente, a autodisciplina.

O Yoga não é uma competição e não se trata de atingir a perfeição. Use a sua prática como uma oportunidade para conectar a mente com o corpo. Use o Yoga para se aceitar a si próprio e trabalhar a autoestima de forma progressiva e consistente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: