Slow Living Yoga

O Blogue dos Yogis que vivem na cidade.

108 SAUDAÇÕES AO SOL

Deixe um comentário

Ciclo de aulas comunitárias 2018 fecha com 108 Saudações

O solstício de inverno aproxima-se. E o fim do ano também. Em homenagem aos dois, o professor Jean Pierre de Oliveira desafia a uma sessão de yoga com 108 saudações ao sol, já no dia 31 de dezembro, a partir das 10 horas, no espaço ANJOS70, em Lisboa. «As 108 saudações são uma práctica transformadora, ideal para limpar o corpo e o espírito do que já não interessa e renovar as energias», explica Jean Pierre. «Esse processo é essencial para nos deixar mais receptivos aos ensinamentos que a vida nos proporciona e por isso perfeito para terminar o ciclo de 2018 e iniciar o 2019 com o pé direito», continua.A aula comunitária desenvolve-se ao longo de quatro sequências, cada uma com 9 blocos de 12 saudações ao sol. Entre cada um dos blocos o professor convidará os participantes a meditar para recuperar forças e energia. 

As inscrições podem ser efectuadas através do email info@yoga-spirit.pt. O pagamento é feito por donativo livre, cada participante decide o valor.

QUAL O SIGNIFICADO DAS 108 SAUDAÇÕES AO SOL?
O número 108 tem várias interpretações, mas já é considerado há muito tempo sagrado no hinduísmo e no yoga. 
. Segundo a tradição yógica, existiriam 108 locais sagrados na India, tal como 108 Upanishads e 108 pontos Marma (em Ayurveda, existem 108 pontos sagrados no corpo).
. Em astronomia, a distância entre o Sol e a Terra seria de aproximadamente 108 vezes o diâmetro do sol: Os mais ilustres matemáticos dos vedas viam o número 108 como uma representação da totalidade da existência por conectar o sol e a lua à terra; a distância média do sol e da lua à Terra é de aproximadamente 108 vezes os seus diâmetros respectivos. Esta afirmação levou ao desenvolvimento de vários rituais. 
. Em numerologia, 108 equivale a 9, número que simboliza o amor incondicional, a eternidade e o despertar.
. Tradicionalmente os Malas (Rosários Hindus), têm 108 contas.

QUANDO PRATICAR?
É claro que as 108 Saudações ao Sol podem ser praticadas em qualquer altura e com a frequência desejada mas, tradicionalmente, reserva-se para a mudança de estação, pelos motivos seguintes:
. Primavera e Outono: Equinoxes
No período dos equinócios, os dias e as noites têm a mesma duração. O equinócio de Primavera representa o renascimento e os novos começos, sendo altura ideal para a limpeza (detox) do corpo. O equinócio de Outono é mais propício ao recolhimento e ao enraizamento.
. Verão e inverno: Solstícios
O solstício de Verão é visto como altura de celebração. Nas mais variadas culturas existem festivais para celebrar o Sol e o potencial da sua energia criadora. O Verão é um momento onde tudo se expande. O solstício de Inverno representa o abrandar e recolhimento com a esperança da chegada de momentos mais auspiciosos. 

O mais provável é que os Yogis utilizem as 108 Saudações para se conhecerem melhor a si próprios.

PORQUÊ PRATICAR?
Acredita-se que o calor produzido pelo corpo, e também aquele que é construído durante a prática, permitem limpar do corpo e da mente aquilo que já não interessa, levando a uma aproximação ao nosso EU interior.
. Energia em movimento
As 108 Saudações ao Sol aquecem o corpo e activam o nosso Prana, ou energia expansiva, permitindo o desbloqueio de emoções recalcadas.
. Entrega
É comum desejar-se desistir durante as práticas de Saudação ao Sol, mas se conseguir libertar-se destes pensamentos, irá chegar a um estado de “transe”, entrando num “flow” energético, libertando-se das amarras da mente para fluir livremente no seu próprio corpo. Por fim, irá sentir leveza e paz percebendo à sua maneira a importância e sentido deste ritual antigo.
. Ensinamentos
É mais forte do que pensa;
Pensamentos negativos não definem a pessoa que é;
O poder da mudança está em si e não nos outros;
Tem o poder de se manter focado para atingir objectivos;
Irá reconhecer a sua própria força interior;
Apesar da dificuldade do desafio irá sentir-se com mais energia.

Créditos das fotos: Mário Fragoso

Autor: Jean-Pierre de Oliveira

Master teacher | Functional Hatha & Yin Yoga Founder | YogaSpirit Studio Lisboa Consultant | Yoga Lifestyle influencer Writer | Media Content Creator www.yoga-spirit.pt/eventos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s