O silêncio para reencontrarmos o rumo

É importante saber tirar algum tempo da nossa grelha horária de compromissos para sairmos deste ruído e nos mantermos em silêncio. Esta prática é chamada de Mouna e significa simplesmente não falar. A um nível mais profundo significa também saber criar espaço interno e externo para conseguir a calma e o silêncio de que necessitamos para manter o equilíbrio. O nosso fluxo mental habitual – em constante movimento – não facilita a realização do objetivo a que esta prática se propõe: trata-se de uma prática cujo principal propósito é o de se manter alerta e assim viver o  momento presente. Optar por um retiro de meditação, pelo menos uma vez por ano, será a melhor estratégia para nos desapegarmos das obrigações rotineiras e nos obrigarmos a manter o rumo, contrariando as inúmeras distrações a que estamos sujeitos.

Manter esta prática diária requer muita força de vontade e persistência, e é por isso que a prática regular em aulas de grupo (de preferência com caráter semanal) poderá ser outro bom incentivo: sempre é mais fácil estar em comunidade onde cada um de nós acaba por incentivar e receber incentivo dos outros.

O silêncio deveria fazer parte do nosso dia-a-dia, mas a verdade é que é fácil acabarmos por não praticar Yoga ou Meditação: em momentos atarefados, quando as distrações são múltiplas, a nossa atenção fica à deriva e facilmente nos perdemos. Abhyasa traduz o esforço sincero e a prática essencial para mantermos o espaço interior calmo. Idealmente, quanto mais tempo nos mantivermos fora do ruído, melhor será o realinhamento energético e mental. 

Foto por Lara Boticário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: