Yoga e Sofrologia

Por Ana Cruz,
Directora da Escola de Sofrologia Caycediana

Do grego sos (harmonia), phren (mente) e logos (estudo), a sofrologia é o estudo da consciência humana em equilíbrio.

sofrologia caycediana® foi criada por Alfonso Caycedo, nos anos 60.

Caycedo nasceu na Colômbia e fez a sua formação de médico neuropsiquiatra em Espanha, onde ficou a residir e a trabalhar. Ele questionava-se: “Porque é que em psiquiatria, devemos mobilizar a consciência para que ela se cure?”.

Percebendo que as suas investigações se limitavam à consciência patológica, tinha a curiosidade em saber mais sobre modificações de consciência. A sua esposa praticava yoga e, desde logo, uma das coisas que mais chamou a atenção de Caycedo foi os estados de hiperconsciência experimentados pelos yoguis.

Viajou para o Oriente durante 2 anos e estudou junto de alguns conceituados mestres de yoga, falou com o Dalai Lama, trocou impressões com os seus médicos tibetanos e ainda contactou com o Zen japonês.

Caycedo não quis fazer um “transplante” dos métodos orientais e muito menos a sua modificação. Ele procurou adaptar alguns dos seus procedimentos à mentalidade ocidental, fazendo a ponte com o devido respeito entre Oriente e Ocidente, aliás como podemos perceber no seu livro “A Índia dos Yoguis”.

Com o passar dos anos, a sofrologia, sempre ligada às ciências da saúde, com uma abordagem essencialmente clínica, passou para o grande público também como uma ferramenta profilática, aplicada na pedagogia, no desporto, nas empresas, nas artes e no desenvolvimento pessoal.

O que é que a sofrologia e o yoga têm em comum?

A sua prática desenvolve a atenção, a concentração e a contemplação. Usa-se a respiração e o relaxamento. A dimensão corporal é a base para alargar a consciência. Promove-se o bem-estar do corpo e da mente. Ambas implicam repetição e tempo para obter resultados. 

E o que as distingue?

O yoga e a sofrologia caycediana® têm metodologias, epistemologias e semânticas próprias. No Hatha Yogausam-se diferentes posturas, o trabalho sobre a respiração e sobre a musculatura do corpo e da coluna vertebral é mais profundo. Na sofrologia as posturas são essencialmente de pé e sentada e usam-se estratégias mentais para reforçar positivamente a consciência. O resultado sobre o psiquismo é muito rápido pois foi criada para esse fim. Para o yoga o objetivo é a união do indivíduo com o absoluto e atingir a iluminação (Samadhi). Para a sofrologia o objetivo é a descoberta vivencial da consciência e o reforço dos valores existenciais positivos. O yoga baseia-se nos Sutras de Patanjali e a sofrologia caycediana inspirou-se na fenomenologia existencial.

Como se complementam?

Numa aula de yoga, começa-se pela intenção positiva, o reforço de um valor, por exemplo. Dedicamos a prática a esta intenção. Depois de uma breve leitura do corpo (onde mais do que um relaxamento, tomamos consciência do esquema corporal), usamos a expiração para a libertação de tensões acumuladas, seja a nível físico, mental ou emocional. Preparamos o corpo para o movimento. Após cada postura de yoga, fazemos uma pausa para integrarmos as vivências e escutarmos a linguagem do corpo. Cada proposta pode ser adaptada sempre que necessário. Isso gera autonomia, respeito por si e flexibilidade de espírito. Vamos ao encontro do contentamento, da serenidade, da aceitação. Adoptamos uma atitude introspetiva e focamos a nossa atenção no que acontece da pele para dentro. O corpo passa a ser o protagonista principal. No final, inspiramos vitalidade, saúde, energia e olhamos o mundo como se fosse a primeira vez.

Nada como experimentar uma aula de yoga com esta abordagem da sofrologia. Viver a presença do corpo, alargando a consciência em cada instante. Tornar a neurologia um tesouro para a vivência da corporalidade.

Cada dia que passa, esta ciência está mais conhecida na Europa (especialmente em França, Suíça, Bélgica, Espanha, Itália e Portugal) através da Sofrocay Internacional®.

Atualmente, a Escola de Sofrologia Caycediana de Santarém (www.sofrologia.pt) assumiu a formação atualizada de sofrólogos caycedianos e continua a difundir a sofrologia de norte a sul do país.

Ana Cruz
http://www.facebook.com/pg/sofrologia.pt
instagram.com: sofrologiapt
sofrologia.pt@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: