Por Lara Pires
Mãe da Matilde e a aprender na n.o.s_Escola para ser uma Natural Chef.
Quando a Matilde nasceu tive a certeza que uma alimentação cuidada seria a chave para dar as melhores instruções ao seu corpo. Comecei por ser muito rigorosa, nunca cedia e não deixei durante muito tempo espaço para qualquer excepção. Retirei o pão, as farinhas e os açúcares.

Hoje privilégio pão de farinhas integrais e cujos os ingredientes se reduzam a farinha, água e sal (e fermento, caso não haja opção de massa mãe). As farinhas desde que sejam integrais entram pontualmente nas nossas receitas. Os açúcares estão em todo o lado… Eu privilegio os de origem mais natural, tenho na dispensa dois pacotes: um de açúcar de coco, outro de açúcar amarelo, serão usados em goludices, em festas em que a fruta não seja o suficiente para adoçar, e a minha experiência diz-me que um bolo que tenha 50g de açúcar de cocô, rende aproximadamente 12-15 fatias e que excepcionalmente está tudo bem.
Além da fruta uso pontualmente outros adoçantes: concentrado de tâmaras, geleia de arroz e mel. O uso destes não torna nenhuma receita mais saudável! É uma escolha de textura e a combinação com outros ingredientes fará com que o resultado final resulte melhor do que com um açúcar (granulado). Por isso estes adoçantes existem em nossa casa e são usados da mesma forma: com peso e medida.
Mas o nosso dia a dia é feito com este tipo pãozinho de banana!
Ingredientes:
– 2 bananas maduras;
– 3 ovos de linhaça;
– 2 colheres de sopa de creme de amêndoa; – 1 chávena de flocos de aveia finos;
– 2 chávena de flocos de aveia triturados;
– meia chávena de amêndoa triturada;
– +/- meia chávena de bebida vegetal;
– 1 colher de chá de fermento;
– passas e lascas de coco..

Receita:
Esmagar as bananas e juntar todos os ingredientes, levar ao forno cerca de 35minutos a 180o.
Lara Pires
Instagram: mozart_in_the_kitchen
Deixe uma Resposta