Covid-19: a contenção.

“Como todos, fui apanhado de surpresa. Optei por seguir as recomendações da OMS, pela responsabilidade social que me cabe e a atitude que me parece mais sensata neste momento : a contenção
O meu estúdio está fechado, os meus eventos em stand-by. Todos temos um papel na prevenção ao alastramento do Covid-19 e na restituição da saúde a sociedade.
Precisamos ser resilientes, honestos e mais altruístas para regressar-mos a normalidade. Está nas nossas mãos recuperar as nossas vidas”.

Jean-Pierre de Oliveira

Contudo, subsistam muitas perguntas e pedi a Joana Kouprianoff que nos ajudasse a responder sobre:
1. O que sabemos?
2. O que posso fazer por mim?
3. O que posso fazer por TODOS?

Por Joana Kouprianoff
Diplomada em Naturopatia e Mestre em Nutrição Clínica

  1. Não é para ficar histérico (como se tem visto na corrida às máscaras, supermercado, etc), mas também não é para estar de quarentena a passear! A meu ver, todos devemos tomar precauções para não espalhar o vírus, é um vírus com taxa de contágio elevado e com período de incubação (sem sintomas e contagiante) muito prolongado. A situação em Itália chegou ao estado actual porque as pessoas estavam maioritariamente a brincar com a situação, não fazendo o básico. Devemos aprender com isso. Na China os números têm vindo a diminuir por boas práticas! Esta é a única fonte de informação que utilizo para além do site da WHO e SNS: https://www.worldometers.info/coronavirus/#repro (fonte dos gráficos de hoje 13.10.2020) Baseado na organização mundial de saúde.

    Neste momento não temos leitos hospitalares suficientes se atingirmos um grande número de pessoas infectadas, como em itália, que precisem de suporte respiratório.
    Não estou preocupada comigo, mas sim com minha mãe, pai, avó, PACIENTES com sistema imunológico baixo. Boas práticas manterão os números infectados estáveis! Eu espero que até à Páscoa esteja tudo resolvido! Vejam nas imagens os gráficos.

    Graf1– voltamos a ter mais novos casos que recuperações
    Graf2 – ainda temos muitos novos casos por dia
    Tab3 – números de hoje
    IMG4 – contágio gripe 1, 3 SARS 2 COVID19 ainda não se sabe, estima-se perto de 3
    IMG5 – incubação(dias) gripe até 4, SARS até 7, COVID19 até 14 ou 24

    2. ALIMENTAÇÃO anti-inflamatória
    Como a querida @catia_antunes_naturopata tão bem explicou na @RTP e no seu IG (que deve ser praticada todos os dias) e que no meu querido livro #FÍGADOFELIZ também preconizo: Gengibre, curcuma, crucíferas, vit. C e zinco.
    Meditem, elevem a vossa energia e mantenham-se positivos. “As pessoas estão a precisar de tomar consciência de que é o próprio MEDO que as poderá adoecer.”
    Temos de contrariar esta tendência e vibrar no POSITIVO e no AMOR, alegria, paz, consciência, “fazer as nossas meditações e rituais mais do que nunca para contrabalançar esta energia colectiva.”
    Principalmente manterem-se com um estado de espírito tranquilo, boa alimentação, dormir bem, não consumir os inimigos da despensa (laticínios, açúcar, etc), exercício físico e terem as medidas de higiene e preventivas.
Resultado de imagem para alimentação anti inflamatoria

3. FAÇAM O BÁSICO: lavar as mãos regularmente, não tocar no rosto, parar de beijar, estar em lugares com muita gente com pouca ventilação. Há muitas pessoas aqui em Portugal que devem ficar em casa em quarentena e vão a centros comerciais, praia, etc.
”é preciso TODOS colaborem para “cortarmos” os contágios. E o que têm de fazer é muito pouco…

1- Deixe de espirrar e tossir para o ar…. é sempre, SEMPRE para o cotovelo.
2 – Não toque no ROSTO – boca, olhos, nariz – sem lavar as mãos.
3– Lave as mãos muitas vezes com água e sabão. Lavar sempre as mãos antes de tocar no rosto, antes de comer, depois de mexer em algo que passe por “muitas mãos”, como é o caso do dinheiro.
4 -Não cumprimente ninguém com aperto de mão e não dê beijinhos a ninguém! Mesmo aos vossos pais, avós, filhos..
5 – Depois de limpar o nariz deite o lenço logo ao lixo
6 – Se estão de quarentena… façam a quarentena!!!
7 – Evite multidões, estar em sítios fechados com muita gente, etc…
8 – Transmita aos amigos e conhecidos todos os cuidados que eles devem ter… sejam portadores das medidas preventivas que eles devem tomar
9 – Evite viajar para fora do país
10 – Nada de pânico! Concentrem-se em fazer estas medidas todas bem. Algumas medidas Inspiradas na Dra Mª Almeida e OMS ”

Partilhem esta informação!

Joana Kouprianoff
site www.joanakouprianoff.com  
IG joanakouprianoff 
FB JoanaKouprianoffNaturopata
Youtube Joana Kouprianoff

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: