Gerir a Ansiedade Holisticamente

Por Emília Luís
Health Coach, Formadora, Psicóloga Social e Organizacional

Todos lidamos com a Ansiedade, seja na nossa relação, na falta de tempo ou no stresse do trabalho; é algo comum a todos nós e que experienciamos cada vez mais. No entanto não deveria impedir-nos de viver a vida e para alguns de nós, a Ansiedade pode inclusivamente fazer-nos sentir mal física, psicológica e emocionalmente.

Então como gerir? Somos seres holísticos pelo que uma abordagem que nos tenha em consideração como um todo é essencial para gerir os efeitos que a Ansiedade possa ter na nossa vida. Desta forma, deixo-lhe as minhas dicas:

Alimentação: Esta é a base da saúde e bem-estar. Opte por vegetais das mais variadas cores, fruta, cereais integrais, leguminosas, sementes, frutos secos e água. Por outro lado, evite açúcares e cereais refinados, óleos vegetais hidrogenados, produtos animais, produtos processados e OGM. Lembre-se que o melhor rótulo deve ter apenas um ingrediente!

Exercício Físico: Tente incluir atividade física no seu dia-a-dia, mas sempre de acordo com os seus níveis de energia; pode ser uma caminhada, Yoga ou HIIT. O exercício é importante para fazer circular a linfa, oxigenar o sangue e eliminar toxinas.

Meditação: A prática de meditação diminui a produção de cortisol e adrenalina e acalma o corpo e a mente. Por que não experimentar 5 minutos diários e aumentar progressivamente? Outros exercícios a experimentar contemplam a Gratidão e Intenção (todos as manhãs tire 5 minutos para escrever 3 coisas pelas quais sente gratidão e 3 intenções diárias; relembre- as ao fim de cada dia) e Journaling (prática de escrita livre em que “despejas” os pensamentos do dia para a página de forma a aliviar a mente).

Sono: Durante a noite o corpo faz a desintoxicação e consolidação do dia por isso é vital que se estabeleça uma rotina matinal e noturna. Assim, tente desligar ecrãs uma hora antes de ir dormir de forma a não perturbar a produção de melatonina, sendo que a hora ideal para nos deitarmos será entre as 21h00 e as 23h00. Se for necessário recorra a tampões de ouvidos e máscara de olhos para bloquear sons e luz.

Relações: Se está a ler este artigo perto da data em que foi publicado, sabe que passamos por várias crises no momento, uma das quais relacionadas com as nossas relações, não só com as pessoas com as quais partilhamos a casa como com os que não vemos há algum tempo. Assim, lembre-se de alocar tempo para estar só, aproveite esta altura para ganhar alguma perspetiva e não se esqueça de passar tempo (virtual) com aqueles que lhe são importantes.

Produtos: Estamos rodeados de produtos tóxicos que perturbam o sistema hormonal e interferem com os ciclos naturais do corpo: maquilhagem, roupa, comida, produtos de higiene e limpeza. Opte por produtos ecológicos e naturais; experimente produtos feitos em casa; areje a casa e abrace a Natureza sempre que possível.

Qual destas dicas vai usar para começar a trabalhar nos seus objetivos de saúde e bem-estar?


Emília Luís
. focusonblurry@gmail.com. focusonblurry.com
. Facebook @focusonblurry
. Instagram @focusonblurry
. @emilialuis no LinkedIn e Pinterest

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: