A importância de definir objetivos

Por Gonçalo Duque Plaza,
Psicólogo clínico, Coach e Hipnoterapeuta

Quantas vezes nos sentimos como se estivéssemos envolvidos por uma nuvem, com dificuldade em ver à nossa volta, assoberbados por tantas solicitações a que temos de dar atenção, sem saber por vezes que decisão tomar ou que caminho seguir?

Quantos, dos seguintes, são os projetos com que sonhamos?

  • Queria mudar de casa;
  • Gostava de ter um trabalho melhor;
  • Quero fazer um desporto qualquer, quero mexer-me;
  • Não quero ficar deitado no sofá o fim-de-semana inteiro;
  • Preciso de ter mais dinheiro no fim do mês;
  • Gostava mesmo de viajar mais;
  • Tenho que investir no meu desenvolvimento pessoal. 

Vamos, então, ser práticos:

  • A formulação verbal que utilizamos para pensar nos nossos desejos é importante!
  • A forma como transformamos as nossas ideias em objetivos concretos é importante!

O nosso cérebro precisa de instruções claras para colocar em marcha todos os recursos de que dispõe para traçar projetos e alcançar metas. O cérebro transforma aquilo que pensamos em imagens mentais. O cérebro fará o possível para transformar essas imagens em realidade. Ora, dito isto, como tem sido o seu discurso interno? Qual é a imagem mental que prefere alimentar no seu cérebro? A imagem de não consigo, não sei como, vai ser difícil, ou a imagem de faço, escolho, consigo, comprometo-me?

Debrucemo-nos um pouco sobre a definição de objetivos:

Queria mudar de casa! Quer mudar de casa quando? Este ano? No próximo ano? Daqui a três anos? Quer mudar de casa para onde? Para que tipo de casa, com quantos quartos? Qual o valor máximo da casa nova? Quer vender ou alugar a casa atual? Está disposto a fazer obras? Que concessões está disposto a fazer para mudar de casa? No fundo, estas e outras questões têm como objetivo levá-lo a transformar o sonho num projeto – Descubra o que quer.

Gostava de ter um trabalho melhor! O que seria, na prática, um trabalho melhor? Ganhar mais dinheiro? Ter mais responsabilidade? Trabalhar menos dias da semana? O que iria mudar conseguindo um melhor trabalho? Qual seria o grande problema de não conseguir ter um trabalho melhor? – Definir objetivos de sucesso e que estejam no meu controlo.

Não quero ficar deitado no sofá o fim-de-semana inteiroComo é que vai transformar este desejo em ação? Vai ficar em casa a fazer qualquer outra atividade? Vai fazer desporto? Vai ter com os amigos? Vai arranjar um passatempo? Poderá este mesmo projeto ser definido de uma forma mais afirmativa, mais concreta, com mais força? – Objetivos concretos e formulados pela positiva.

Preciso de ter mais dinheiro no fim do mês! O que é preciso para ter mais dinheiro no final do mês? Gastar menos? Poupar mais? Trabalhar mais? Mudar de atividade? Ganhar um prémio? Quanto dinheiro será preciso para considerar que já alcançou o que deseja? – Objetivos focados nos resultados.

Gostava de viajar mais! O que significa viajar mais? Uma vez por mês? Uma vez por ano? Todos os meses? Viajar no país ou no estrangeiro? Viajar sozinho ou acompanhado? Viajar para descansar ou para visitar novas culturas? Tenho o dinheiro necessário para viajar? Tenho de assegurar alguma coisa antes de viajar? Depende só de mim este projeto? De quem dependo para poder fazer as viagens que quero? Implica negociar tempo no meu local de trabalho? Implica chamar os meus pais para cuidarem dos meus filhos? – Definir os objetivos de maneira a que possam ser avaliados.

Tenho que investir no meu desenvolvimento pessoal! Em que área? Quando quero começar? Qual o período da semana em que o quero fazer? Que impacto é que isto vai ter na minha vida? Vai retirar-me tempo de lazer com os meus familiares e/ou amigos? Este projeto está alinhado com os meus propósitos, com aquilo que desejo para a minha vida? É por aqui o caminho? – Definir objetivos tendo em conta a realidade que quero para a minha vida.

Apesar de esta ter sido uma forma simplista de lhe falar da importância da definição de objetivos, nunca é demais realçar o impacto que este processo pode ter na sua vida. A finalidade da definição de objetivos é muito simples: traz-lhe foco para aquilo que é realmente importante e, ao mesmo tempo, motiva-o para a ação. É quando começamos a ver a “máquina a funcionar” e as coisas a acontecerem, que tudo é possível, que todas as novas perspetivas se desenrolam à nossa frente.

Aquilo que lhe proponho é que dedique algum tempo para investir na realização de pequenas ações pessoais promotoras de mudança. Objetivo a objetivo, tarefa a tarefa, celebrando cada meta alcançada – é este o caminho para o sucesso.

Já pensou em tudo o que está a perder quando não se foca nos seus objetivos? A vida é só uma: escolha focar-se na sua vida, naquilo que realmente quer! Dê hoje o primeiro passo na direção do seu bem-estar e do seu desenvolvimento pessoal.

Gonçalo Duque Plaza
Psicólogo clínico
gdplaza.psicologo@gmail.com
instagram: goncaloduqueplaza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: