Diário de um retiro de yoga

Transformar a mente sem que ela dê por isso. É o que acontece num retiro de Yoga.

O nosso afastamento dos afazeres quotidianos leva nos a entrar em modo de descanso. As práticas intensas de Asanas levam-nos a desviar a nossa atenção dos pensamentos que habitualmente moram no centro das nossas atenções. O corpo fica cansado e a mente acalmada.

Ontem ainda, pensávamos que por ficarmos amarrados a valores sociais, de comportamento e de atitudes que os outros valorizam em nos, que éramos mais do que somos agora. E neste momento sentimos nos bem por não sermos nada disto.
E vem mais um asana, e vem mais uma prática e um momento de reflexão, e o corpo sente que não aguenta mais e a mente sofre e grita em silencio. Mas depois vem o relaxamento, o repouso do guerreiro e o sentimento que o corpo, como se fosse feito de papel, flutue num mar de paz e de serenidade.

Os circuitos habituais de pensamento são alterados e a tensão corporal vai diminuindo. Tudo em nos muda, sem que nos demos conta. Em silencio. O desapego das obrigações, o afastamento das necessidades criam espaço suficiente em nos para nos reencontrarmos e sermos quem  sempre deveríamos ter sido.

Ao desviar o foco das nossas atenções e ao afastar os pensamentos castigadores, o reflexo de quem pensávamos que deveríamos ser, esvanece. Neste ambiente inabitual e descontextualizado a consciência expande e a mente finalmente se cala. E porque nos descuidamos, deixamos de ser quem éramos ontem. Queremos esticar este momento no tempo, queremos que nunca mais acabe. Sentimos que estamos no lugar certo, no momento certo e com as pessoas certas a fazer o que é certo.

Antes que acabe, ansiamos já por mais. Queremos ficar aqui para sempre.

IMG_9580

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: