Quem paga pelo nosso direito ao divertimento é o planeta, e não temos planeta B.
Tenho muitos amigos/as dedicados em tornar as suas vidas mais ecológicas e sustentáveis, que já deitaram fora os seus micro-ondas e que já substituíram todos os seus tupperwares de plástico por frascos de vidro e que consistentemente fazem triagem do seu lixo. Porém não deixam de ser festivaleiros aficionados, não lhes escapa um #boom, um #rockinrio ou um #wanderlust. Eles querem viver bem e aproveitar o melhor da vida o que é, em sim, perfeitamente legítimo.

Mas será que já pensaram que estes eventos de grande escala possam ter um impacto contrário às suas filosofias de vida? Aparentemente tudo indica que não… Será que já pensaram na pegada ecológica dum evento com mais de 1000 pessoas? Se eles não o fizeram ainda, eu sim. E fiz a minha pesquisa… Nem sempre é fácil medir e ter consciência do impacto ambiental de um evento e é certo que, quer seja este relacionado com música ou com Yoga, todos os eventos têm impacto no ambiente.
Se em certos casos é mais óbvio, por exemplo quando os eventos envolvem viagens de avião ou geram elevados níveis de ruído ou de resíduos, noutros pode ser mais difícil calcular e medir esse impacto. No entanto, basta pensar no encerramento de uma feira, congresso ou até de um festival… Quanto merchandising ficou para trás? Quantas garrafas de plástico foram usadas? Qual é a quantidade de comida desperdiçada? Quanta energia foi consumida?
Obviamente esta responsabilidade social não é só das organizações que produzem estes eventos de dimensão, muitas vezes, megalómana, mas também dos seus patrocinadores e é claro, dos seus participantes.
Não digo que se deveria parar de fazer este tipo de eventos mas poderíamos torna-los mais ecológicos, mais sustentáveis e isto é possível se todos nos educarmos neste caminho. Sim, um evento para ser sustentável (ou não) depende, também, da forma como o público adere a este esforço das organizações. Por isso, é importante que estejamos sensibilizados pelo custo do nosso “direito ao divertimento” e que seja uma parte ativa das nossas resoluções para cuidar do nosso planeta.
Poupar recursos é, também, uma forma de poupar dinheiro. Todos ganhamos ao desenvolvermos esta consciência. Amigos festivaleiros, deixo-vos esta informação recolhida com o link da sua fonte:
A pegada ecológica dos eventos. Factos e números:
Um evento para 1000 pessoas, durante três dias produz:
. 5670 kg de resíduos
. 530 toneladas de CO
. 3480 kg de lixo
Cada participante produz, em média:
. 1,89 kg de resíduos por dia de evento
. 1,16 kg não são reciclados
. 176,67 kg de emissões por dia
Fonte: Meetgreen

Deixe uma Resposta