Hot Yoga Tónico: Tudo o que precisa saber

O Estados Unidos têm o Bikram, o Canada tem o Moksha Yoga e Portugal tem o Hot Yoga Tónico.

“No pain, no gain” Esta é a na nossa cultura!
O Hot Yoga não é pera doce e talvez seja por isso que é cada vez mais popular do outro lado do atlântico, onde as pessoas procuram treinos cada vez mais intensos e onde o esforço mede-se pelo suor.

É assumido que o Yoga é bom para reabilitar o corpo mas também é importante perceber que o Yoga (aqui entende-se o Hatha yoga na sua vertente de Asana) é uma forma de exercício moderado e é por isso que se deve manter os praticantes seguros com uma boa supervisão. Só quando nos sentimos em sofrimento é que acreditamos que os resultados serão visíveis, e para evitar lesões, o acompanhamento profissional é necessário.

Hot Yoga Tónico, detox e não só…
Hot Yoga é apresentado como um adjuvante ao detox natural do corpo, habitualmente efectuado pelos rins e o fígado, mas também desenvolve a força, a flexibilidade e ajuda na tonificação muscular. Com um trabalho intenso de Cárdio, impulsionado pelo aquecimento da sala, perde-se muita agua corporal, sais minerais e outros componentes (Cloreto de sódio, metilfenol (o-cresol e p-cresol), além de uréia e dejetos de nitrogênio), ou seja, transpira-se muito!

Esta prática destina-se portanto a quem procura um trabalho físico completo: desenvolver a  força, a flexibilidade, a tonificação muscular e ter um trabalho de cardio profundo.
Uma prática regular irá também ajuda-lo a manter a mente focada e desenvolver os níveis de concentração no dia a dia. O trabalho é tanto por dentro como por fora.

Em Lisboa, o Hot Yoga agora é tónico
Por si só, o  Yoga Tónico já é uma prática intensa e mais física que o Yoga tradicional, desafiando os praticantes com variantes de Asanas trabalhadas de uma forma mais consciente, por solicitar a activação de certos grupos musculares através de alinhamentos que também levem a uma prática bem mais segura.

Preparação e outras recomendações para o aluno
Hot Yoga Tónico é seguro, só que mais intenso e desafiante que uma prática regular e todos podem beneficiar das suas vantagens, desde que sigam estas simples recomendações:

. É importante ter conhecimento da sua condição física (lembre-se que o professor de yoga não é nem médico, nem fisioterapeuta)
. É importante estar bem hidratado para beber o menos possível durante a prática. Beba vários litros de água nos dias que antecedem a sua aula. Tem que beber muito, mas será melhor se for por antecipação e não mesmo antes e durante a prática
. Não coma muito antes da prática. Comer antes do esforço físico pode tornar-se desconfortável por vários motivos
. Se tiver dúvidas relacionadas com a prática, fale com o professor e siga as suas recomendações. Assim também irá ajudá-lo na supervisão da aula e permitir-lhe um melhor  acompanhamento da sua prática
. Se tiver problemas de tensão, quer seja baixa ou alta, procure formas de Yoga mais moderadas
. Se tiver problemas de ordem cardíaca, consulte o seu médico
. Se estiver grávida, procure formas de Yoga mais moderadas

* Sabem quais são as 10 coisas a não fazer antes de praticar Hot Yoga Tónico? Leia o post Hot Yoga Tónico: 10 coisas que deve evitar

Comer antes da prática de Hot Yoga Tónico? O que comer?
Comer antes da prática pode ser pouco produtivo… Obviamente tudo depende das quantidades e dos objectivos que definiu para si e, depois da prática, vai seguramente precisar de recuperar sais minerais e electrolites. Pense em repor os nutrientes que perdeu!

* Para saber mais sobre Hot Yoga Tónico: Objectivos e alimentação 

Já sabiam que praticar numa sala aquecida é como estar numa ilha tropical sem aragem?
O calor permite abordar as posturas de forma mais segura, mas embora os músculos fiquem com mais flexibilidade por ter mais irrigação de sangue, o mesmo não acontece com os ligamentos e os tendões que devem ser protegidos nas posições de esforço.
O calor aumenta os batimentos cardíacos e o grau de esforço sobe, exigindo mais do corpo e levando-o a trabalhar mais. Por outro lado, os músculos também ficam mais relaxados e o corpo em geral, a respiração é melhorada e a mente fica mais tranquila.

Ficou com vontade de experimentar? Contacte com a Yoga Live Academy e marque a sua aula experimental!

20160306_114448

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: