III Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional 

“Olhares Diversos da Educação em Comunidade”

As III Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional (JIPE), marcadas para dia 16 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, vão reunir professores, educadores, psicólogos, juristas, investigadores e comunidade em geral. Sob o tema “Olhares Diversos da Educação em Comunidade”, o evento aposta na promoção de competências educacionais, sociais e emocionais, reconhecidamente fundamentais para o sucesso e desenvolvimento integral das crianças e jovens.

Com o formato de “desconferência”, estas jornadas vão proporcionar momentos de aprendizagem imersivos, que incluem apresentações, mesas-redondas, workshopsparticipativos e interação entre todos.

Longe de ter um formato tradicional com intervenções monocórdicas, estas jornadas apresentam um conjunto de experiências, com recursos a meios tecnológicos, e de dinâmicas inovadoras de aprendizagem integrada, com conteúdos transversais e transdisciplinares, onde todos os participantes terão espaço de intervenção. Inspirados pelos últimos avanços científicos na área da saúde, da inovação e da sustentabilidade os promotores desta “desconferência” recorreram a novas modalidades de comunicação, escolha de conteúdos e participação, num ambiente enraizado no mote de que a aprendizagem humana é essencialmente relacional.

Do programa, de destacar as talks interativas de Sharath Jeevan sobre comunidade inovadora; Carlos Neto sobre comunidade saudável; e Tiago Pitta e Cunha, que se debruça sobre a comunidade sustentável. Outros momentos altos serão as mesas-redondas fishball, como a que vai discutir “Emoções e Legalidade”, com o painel de luxo composto por Laborinho Lúcio, Carlos Alberto Poiares, Carlos Pinto de Abreu e Hugo Batista e Guinote; ou a que vai falar sobre “Bem-Estar Comunitário”, com Maria Paula Branco, Ricardo Mexia, Rosário Farmhouse e Teresa Martins.

Nas sessões paralelas, há apresentações fora da caixa, como o workshop “Yoga Spirit Portugal”, com Jean Pierre Oliveira, e o workshop “Flow in Emotion”, com Joana Coutinho.

Como a principal ideia é que seja dinâmico, não há momentos mortos: nas pausas há espaço para Speed Dating de trabalhos científicos; ao almoço, há desafios; e, no fim, será elaborado um pequeno manifesto. O objetivo é ouvir a voz dos jovens, o que esperam para o futuro e o que indicam como preocupações sob o ponto de vista saudável, sustentável e inovador.

Esta edição reúne parceiros improváveis – Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, Fundação Calouste Gulbenkian e ISCTE-IUL – apostados em inovar, do ponto de vista metodológico, ao promover a primeira “desconferência” nesta área.

A participação é gratuita e limitada à lotação das salas. Inscrições, informações e programação completa em https://pensamentoemocional.pt/ .

Imagem: DR.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: